O Projeto Tartarugas Marinha - Tamar, de Fernando de Noronha, está em fase de elaboração de uma exposição e edição de um livro com desenhos produzidos pelas celebridades que visitam a ilha. Esses formadores de opinião são convidados para acompanhar um pouco do trabalho de pesquisa e monitoramento das tartarugas.
Nos últimos três anos os visitantes ilustres são convidados a retratar em um desenho como viram com o trabalho do Tamar. E não são poucos os convidados. Entre outros, já foram fizeram ilustrações Fernanda Abreu, Pedro Bial, Fátima Bernardes, Gabriel Pensador, Marcelo Adnet, Dani Calabresa e Patrícia Poeta.
Desenho feito por Patrícia Poeta para o Tamar
“Nós procuramos mostrar aos convidados um pouco das nossas atividades, seja desova, mergulhos ou monitoramento das tartarugas” informa o coordenador do Tamar Rafael Robles.“ Mas é importante que as pessoas saibam que todos os visitantes podem acompanhar nosso trabalho, não precisa ser uma celebridade. Essas pessoas são um instrumento para despertar a importância da preservação da espécie” afirma Robles.
Até agora o Projeto conta com cerca de 30 desenhos de atores, cantores, atletas e até políticos. A expectativa é exibir o material coletado em uma exposição no mês de novembro, no Centro de Visitantes do Tamar em Noronha. Mas o livro deve demorar um pouco mais para ir ao mercado. Os pesquisadores planejam o lançamento para 2014, quando Projeto Tamar comemora 30 anos de atividades na ilha.
Patrícia Poeta com o marido, Amauri, e os
amigos Beatriz Castro e Chico José
A base de Fernando de Noronha é uma das mais importantes do Tamar. Em todo país são 23 bases, que fazem estudo, monitoramento e educação ambiental. O projeto tem 32 anos no Brasil e contabiliza o nascimento de 11 milhões filhotes tartarugas com a proteção do Tamar.
Fonte: G1 - Pernambuco
0 comentários:
Postar um comentário