Há um ano, o Jornal Nacional mudou de voz e de cara. Literalmente. Até parece que foi ontem, não? Pois hoje, 6 de dezembro de 2012, o clima por aqui não podia ser outro: é dia de celebrar! Prepare os brigadeiros!
O dia 6 é realmente especial na carreira de Patrícia Poeta. Se foi num dia 6 que ela surgiu no Fantástico, foi também num dia 6 que ela passou a trazer poesia à bancada do JN.
Você deve lembrar: no dia 5 de dezembro do ano passado, Fátima Bernardes passava a coroa, digo, a cadeira, para uma sucessora muito especial. Quem costumava dar a notícia, virou a própria. E a novidade tomou conta do país. No dia 6, logo em seguida, Patrícia Poeta sentava - pela primeira vez - à
bancada do maior telejornal do Brasil. Contente, dizia "olá" ao mesmo público a que Fátima Bernardes dizia "até logo".
Entre tantas edições especiais do Jornal, durante
2012, selecionamos os cinco momentos mais marcantes da apresentadora que, desde a primeira edição que apresentou, estampou seu selo de qualidade no mezanino. Virou musa. Mudou a imagem das TVs de milhões de brasileiros. Cortou o cabelo, ficou mais séria, diminuiu o sorriso. Mas o brilho continua o mesmo!
Confira a nossa seleção, em ordem cronológica:
1- Patrícia Poeta apresenta o JN externamente, um
mês depois de assumir as funções de Fátima Bernardes
No dia
25 de janeiro de 2012, três
prédios desabaram e deixaram dezenas de pessoas feridas, desaparecidas e mortas,
no centro do Rio de Janeiro. Uma tragédia que chocou o país. Longe da comodidade do estúdio,
Patrícia foi em busca da notícia na fonte, onde ela nascia. Um marco no quase-fim de janeiro.
2
2- A Patrícia Poeta entrevistadora, dessa vez no JN
A aliança entre a ética da cidadã, o profissionalismo da
jornalista e a delicadeza da mulher sempre inspirou confiança nos entrevistados
de Patrícia. Em maio deste ano, nossa gaúcha entrevistou a atriz Carolina
Dieckmann, que teve fotos íntimas divulgadas na Internet, para o Jornal Nacional.
Duas musas conversando em horário nobre.
3- Mais uma ancoragem externa: Patrícia Poeta na
Rio+20
Em junho deste ano, o mundo voltava-se para o conceito de desenvolvimento sustentável. Quase duzentos países se reuniram no Rio de Janeiro para discutir sobre o futuro do planeta. No último dia da Rio+20, Patrícia ancorou o JN direto do local da conferência,
trazendo o assunto para mais perto do público, intenção revelada (e atingida!) por ela.
A Rio+20 com um toque poético.
4-
Sete anos de Globo Notícia
Entre as funções da apresentadora e editora-executiva do Jornal Nacional, está a produção e apresentação do Globo Notícia (edição da tarde). Em 2012, o noticiário completou sete anos no ar! E a nossa querida gaúcha, que encerra as tardes brasileiras dizendo "e o Globo Notícia termina aqui...", pode comemorar junto com toda a equipe.
5-
Patrícia Poeta sozinha na bancada
As eleições norte-americanas levaram o editor-chefe do JN aos EUA para uma
cobertura especial. De lá, Bonner ao ar livre, em frente à Casa Branca. Daqui, sozinha, Patrícia se fez dona de uma bancada inteira. A gente adorou! O estúdio do JN virou um cenário perfeito para todos os tipos de poemas. A moça que falava de lá, convenhamos, podia falar até a hora que quisesse.
Já são mais de 200 noites de companhia poética. Notícias, informações, sorrisos, lágrimas, reencontros, desencontros, desejos, histórias... De norte a sul do país, de leste a oeste do mundo. Tudo passando pelas mãos, pela cabeça e pela boca da nossa gaúcha que, por si só, já é um espetáculo.
Depois de
a notícia do ano de 2011 ser dada e de Patrícia Poeta ocupar a cadeira que lhe caiu muito bem, trezentos e sessenta e seis dias se passaram. “Mas já?!” É, passou rápido... Já marcou a história do JN e deu mais encanto ao nosso telejornalismo.
Poeta, competência e profissionalismo são seus sobrenomes. Está mais do que provado que ela também sabe ser doce sem sorrir o tempo todo. Além de encher a família, os amigos e os fãs de orgulho, Patrícia é daquelas que ninguém sabe dizer se falam ou cantam. Mas que encanta, disso todo mundo tem certeza.
Um ano!!! Um ano desde que a mulher fantástica se tornou nacional. Um ano desde que o Brasil inteiro passou a ter as noites embaladas por uma voz mais poética. Os domingos já eram! Nas notícias, de segunda a sexta, ela está lá.
Foi-se o "Obrigada por nos receber aí na sua casa e até domingo que vem", mas ganhamos o "boa noite" mais lindo da TV. Há um ano, Patrícia Poeta é nossa em todos os dias da semana.
Parabéns, musa do horário nobre!!! Seja no cenário que for, o que mais importa é que você esteja feliz.
Que, embora contido em frente às câmeras, seu sorriso seja o que
mais aparece por trás delas.
Porque o que a gente mais quer, Patrícia, é te ouvir dizer, por muito tempo:
Uma boa noite para você.
(Sorriso)
E até amanhã!
Com amor, admiração, respeito
e um orgulho que não se sabe o tamanho que tem,
FCPP.